Seja bem vindo ao nosso site Rádio Serra Dourada 87,9 FM A voz de Novo Brasil-GO !

Buscar  
Brasil

Guerra e lockdown fizeram brasileiro gastar mais com alimentos e combustíveis

Professor do Ibmec analisa pesquisa da Elo e conclui que pandemia e guerra na Ucrânia foram as causas do aumento dos gastos com alimento e combustível, por parte dos brasileiros

Publicada em 24/02/2023 às 12:50hCesar Marra

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Guerra e lockdown fizeram brasileiro gastar mais com alimentos e combustíveis

Pesquisa sobre o consumo dos brasileiros feita pela Elo, uma das principais empresas de pagamentos do país, aponta que entre 2020 e 2022 a maioria dos brasileiros gastou cerca de 46% de sua renda com alimentação e combustível. Os dados da pesquisa foram analisados pelo economista Renan Silva, professor de Economia do Ibmec. Segundo ele, o lockdown provocado pela pandemia e a guerra na Ucrânia fizeram com que as pessoas gastassem mais dinheiro com estes dois itens, do que com outras necessidades básicas.

 

A pesquisa reúne dados de mais de 43 milhões de cartões ativos da marca "Elo". O levantamento registra a média anual de mais de 4,5 bilhões de transações financeiras gerenciadas pela empresa, em todo o país.

 

“Naquele período, a gente viu os governos colocaram estímulos monetários, o que gerou inflação de alimentos no lockdown”, observou Renan Silva. A respeito dos gastos com combustíveis, o especialista lembra que “houve o agravamento da crise entre a Rússia e a Ucrânia, que pressionou o preço dos combustíveis de forma contundente, e assim também aconteceu com o gás”.

 

“Isso acabou pressionando os preços – o que faz com que esses gastos tenham mais representatividade no orçamento das famílias”, destacou.

 

O levantamento registrado pela Elo também demonstra um crescimento das compras em eletrodomésticos, além de despesas com reformas residenciais. De acordo com o economista, isso aconteceu porque as pessoas tiveram que ficar em casa e buscaram melhorias e maior conforto, na convivência com seus familiares.

 

“Esse fenômeno acontece mesmo agora, no pós-pandemia”, afirmou Renan Silva. “Muitas pessoas que permanecem trabalhando, no chamado home office, também procuram gerar um ambiente mais agradável para permanecer em casa, por mais horas do dia”, ressaltou.



Fonte: Brasil 61




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








No Ar
Locutores
Cesar Marra
Samuel
Valvenagton
José Lucas
Benjamin Branco
anuncio 1 lateral
agroboi
Pink modas

Digite seu NOME:

Usuários Online: 1

Peça sua Música

Pedir

Bia

Trindade

Nosso quadro Ana castela...

Maria de lourdes de figueiredo

Domiciano Ribeiro -ipameri

Garçom ...

Liliane esposa do Degê

Novo Brasil

Apaixonada por você (gino e Geno) oferecer para meu esposo Degê...

Liliane

Novo Brasil

Meu oxigênio ( para meu esposo Degê)...

Liliane

Novo Brasil

Aquela pessoa (Henrique e Juliano) para meu esposo Degê ...

IVAN JACINTO DA SILVA

Aparecida de Goiânia

Chupa essa pinga...


Copyright (c) 2024 - Rádio Serra Dourada 87,9 FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
radio ao vivo, internet